Quer montar um time de RH campeão? Veja essas 4 dicas!
A equipe de Recursos Humanos é uma peça-chave dentro de uma empresa. Ela é a responsável por recrutar talentos, manter o engajamento dos funcionários e várias outras tarefas que envolvem o capital humano.
Por isso, é importante montar um time campeão, onde
experiências e competências diferentes se complementem, para representar da
melhor maneira possível a empresa.
Nesse artigo você poderá conferir quatro dicas úteis para lhe ajudar a montar, gerenciar ou rever as funções de pessoas da sua equipe de RH. Boa leitura!
01. Diversifique a sua equipe de profissionais
As atividades dentro da área de recursos humanos são complementares, portanto é importante ter uma equipe diversificada que possa trocar experiências, sugerir melhorias no trabalho e entregar um trabalho completo e assertivo.
Atualmente não são apenas os formados em RH que podem trabalhar nessa área. Profissionais de administração, por exemplo, têm amplo conhecimento sobre gestão financeira e podem compor o seu quadro de empregados. Já os formados em psicologia são fundamentais para montar uma boa equipe, pois profissionais desta área dominam a parte teórica e técnica de gestão de pessoas. E quem possui formação de comunicação pode auxiliar muito bem uma área que lida com gestão de mudanças.
Você pode ter uma pessoa com perfil mais planejador para atuar de forma estratégica, alguém com perfil executor para tratar das atividades burocráticas e um colaborador com maior afinidade com números, por exemplo, para acompanhar o fechamento da folha de pagamento.
02. Tenha cargos bem definidos
A pergunta é simples: quantas pessoas são necessárias para montar um time de RH? Mas ela tem mais de uma resposta, pois depende de variáveis como o tamanho da empresa e a quantidade de trabalho diário. Porém, existem alguns cargos essenciais que auxiliarão na organização da equipe:
Assistente de RH
Profissional responsável pelas atividades básicas da área, como conferência e gestão de documentos, acompanhamento de contratações junto ao departamento pessoal e atendimento a colaboradores.
Analista de RH
Profissional
de nível intermediário, ele pode atuar na elaboração de planos de cargos e
salários, organização de rotinas de feedback, análise de currículos,
intermediação de contratações e acompanhamento de folha de pagamento.
Coordenador de RH
O gestor da
área de RH fica responsável por conferir o trabalho da equipe, além de orientar
os colaboradores sobre todas as atividades. Também é responsabilidade do gestor
o relacionamento direto com outros líderes da empresa, para entender suas
necessidades e atender às suas demandas de contratação, análise de indicadores
e relatórios de feedback.
03. Não se esqueça dos perfis na distribuição de atividades
Com um volume cada vez maior de trabalho,
principalmente em épocas de contratações em massa e fechamento da folha, é
comum que as atividades se misturem.
Porém, é imprescindível que o coordenador de RH distribua as atividades de acordo com o descritivo de cargo de cada colaborador. Mesmo que alguns colaboradores demonstrem facilidade em executar tarefas fora de seu escopo de trabalho, o ideal é manter o foco nas obrigações de cada função para garantir uma rotina mais produtiva e uma equipe mais motivada.
04. Desenvolva e incentive sua equipe
É importante não se esquecer da gestão de pessoas dentro do setor de recursos humanos. Assim como os funcionários de qualquer outra área, é preciso treinar, capacitar e desenvolver o seu time.
Algumas
sugestões para desenvolver sua equipe são reuniões periódicas de planejamento e
acompanhamento de atividades e a criação de uma rotina de feedbacks para
entender as habilidades e dificuldades de cada profissional da equipe.
Os treinamentos também são essenciais para estimular a equipe. Ainda que algumas funções sejam mais administrativas e outras mais relacionadas à área de humanas, áreas como legislação trabalhista, políticas do mercado e ferramentas de gestão são importantes para todo o time. Que tal disponibilizar alguns treinamentos online para que todos tenham acesso a essas informações a qualquer momento e em qualquer lugar?
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FONTE: Employer