Quais competências todo profissional deve ter?

Quais competências todo profissional deve ter?

Já abordamos aqui na UpBrain o que é o mapeamento de competências e a importância dessa ferramenta para o crescimento de uma organização. Mas você sabe quais são as competências essenciais aos colaboradores da sua empresa?

Listamos abaixo as principais competências que um profissional deve ter para contribuir com a empresa enquanto executa seu trabalho da melhor maneira possível. Confira!

Por que devo me importar com as competências?

Antes de começar a abordar quais são, é importante lembrar que essas exigências não se encaixam em um cargo específico. Não apenas o diretor, mas até o auxiliar de limpeza, todos os cargos devem ser exercidos por colaboradores que tenham as características que devem ser desenvolvidas.

Autonomia

Com menos profissionais exercendo uma carga maior de trabalho, colaboradores precisam ter a capacidade de agir sem a autorização de superiores a todo momento.

Ter autonomia ajuda os funcionários a tomarem decisões com maior rapidez e facilidade, sem precisar esperar surgir um problema surgir para agir.

Além disso, um profissional com autonomia contribui para agilizar os processos e, assim, o gestor deixa de ser um fator de impedimento para aprovação ou criação de novas tarefas, por exemplo.

Apesar de ser uma característica, a autonomia pode – e deve – ser estimulada entre os colaboradores e apoiada pelos gestores.

Criatividade

Pode te surpreender, mas a criatividade não é uma característica buscada apenas em certas profissões. É com ela que os colaboradores conseguem criar, produzir ou inventar novos caminhos para se chegar a um objetivo. E tal característica permite que surjam ideias que podem melhorar processos e o ambiente de trabalho como um todo.

Empatia

Empatia é uma palavra cada vez mais usada no ambiente de trabalho e com razão. Ela representa a habilidade de imaginar-se no lugar de outra pessoa. Ou seja, é se colocar no lugar de outra pessoa antes de qualquer atitude, para tentar entender o que ela está sentindo e o como você pode ajudá-la.

Isso é de grande importância no ambiente de trabalho pois permite melhorar o espaço organizacional e torna-lo mais colaborativo.

Equilíbrio emocional

Dentro de quase qualquer cargo existem momentos de pressão e estresse, portanto é importante que o profissional tenha a capacidade de trabalhar mesmo sob sentimentos como estresse, frustração e ansiedade.

Liderança

Você pode estar se perguntando: mas esse artigo não é sobre competências para todos os colaboradores, independente da sua função?

Sim, e a liderança é uma delas! Desenvolver o espírito de liderança entre os profissionais permite que não apenas a autonomia seja exercitada, como também a proatividade.

A liderança também inspira os colaboradores e pode até fazê-los buscar crescer dentro da empresa.

Objetividade

Em especial para as posições que envolvem gerenciamento de pessoas, obter informações de forma clara e objetiva é um requisito para bons resultados. Esta aptidão está relacionada com capacidade de realizar perguntas e obter informações imparciais e interpretá-las adequadamente.

Em determinados cargos, é importante que dados exatos se sobreponham a percepções pessoais.

Vontade de aprender

Dos 8 aos 80 anos, aprender nunca é demais – e isso inclui dentro do ambiente de trabalho. Nem todos os colaboradores começam em uma empresa com todos os conhecimentos necessários para executar seu trabalho sem precisar de nenhuma instrução.

Cada empresa possui produtos e até uma rotina própria, portanto mesmo que o recém-contratado possua experiência no ramo, ele precisa aprender. E se ele não demonstrar esse desejo, dificilmente conseguirá se adaptar à empresa.

E não estamos falando apenas sobre novos colaboradores. Afinal, mudanças acontecem todos os dias no cotidiano de uma organização, por isso é preciso continuar aprendendo para poder se adaptar.

Essas são apenas algumas das principais competências que os profissionais devem ter e as empresas devem buscar incentivar dentro do ambiente de trabalho. Não se esqueça de compartilhar esse texto!