O que é avaliação de desempenho e quais seus objetivos?
A Avaliação de Desempenho é uma ferramenta de gestão do RH que faz o mapeamento, a análise e o diagnóstico do comportamento do colaborador na empresa.
Com a Avaliação de Desempenho, é possível criar estratégias individuais e coletivas para melhorar as relações interpessoais e os resultados no ambiente corporativo.
O sucesso da Avaliação de Desempenho depende do planejamento e do desenvolvimento de critérios de avaliação que identifiquem os pontos fortes e os que precisam se desenvolver, as habilidades que podem ser melhor exploradas e as limitações do colaborador.
A otimização dos resultados da Avaliação de Desempenho depende da interação constante entre o avaliador e o avaliado, com espontânea troca de informações, avaliações críticas e correções se necessárias.
Esse contato diário, com avaliação sistemática e periódica, estabelecimento e acompanhamento de metas assegura uma perspectiva de longo prazo na análise e reorientação do trabalho do colaborador e de toda a equipe.
A participação e a contribuição franca e autêntica na rotina de trabalho contribui para melhores resultados, além de gerar oportunidades para que o avaliado alcance mais satisfação e crescimento profissional.
A adequada utilização da Avaliação de Desempenho indica o que precisa ser aprimorado e os insumos indispensáveis aos planos de capacitação, reciclagem e treinamento de pessoal.
Com isso, os funcionários ficam melhores ajustados aos cargos, funções e responsabilidades que desempenham. Eles compreendem o que de fato se espera deles na empresa.
O alinhamento de expectativas leva em consideração as responsabilidades da função, as metas do setor, a cultura organizacional e o potencial de cada um.
A entrevista de avaliação revê os passos dados, avalia se o desempenho foi satisfatório, fixa novos propósitos e metas, aprofunda a dedicação ao trabalho, a solidariedade, o engajamento e a motivação do profissional.
O desenvolvimento adequado da Avaliação de Desempenho busca equilibrar os resultados. O avaliador deve propiciar o acompanhamento dos resultados e dar o feedback instantâneo e o constante apoio educacional ao avaliado.
Objetivos da Avaliação de Desempenho
A Avaliação de Desempenho é aplicada nas áreas administrativas, motivacionais e de comunicação. O objetivo maior desse acompanhamento do funcionário é alinhar a força de trabalho dele às expectativas e necessidades da empresa.
Confira os principais objetivos da Avaliação de Desempenho:
- Motivar os colaboradores. Com as metas estabelecidas, o funcionário fica mais consciente nos aspectos que ele deve focar e motivado a alcançar os resultados.
- Proporcionar autoconhecimento. A avaliação proporciona ao colaborador o conhecimento de suas próprias características e o retorno sobre as suas atividades. Essa mensuração traz autoconhecimento e melhoria do trabalho. Paralelamente, a empresa também conhece melhor seus colaboradores e talentos.
- Identificação de pontos fortes e fracos. O feedback é indispensável no processo de avaliação, um estímulo para que o retorno aconteça. Levantar o que se destaca no profissional e o que deve ser melhorado ajuda tanto o colaborador quanto a organização.
- Transparência nas relações. Estimular o acesso à percepção do outro, além de ajudar na gestão de crises, estimula a comunicação interpessoal e gera mais chances de sucesso e engajamento no ambiente de trabalho.
- Indicação de treinamentos. Os dados sobre desempenho podem nortear os programas de desenvolvimento tanto da equipe, com treinamentos, quanto individualmente, com o coaching e o PDI (Plano de Desenvolvimento Individual).
- Desenvolvimento profissional. Apontar o que precisa melhorar ajuda o avaliador e o avaliado a desenvolverem seus currículos e suas carreiras com foco e sucesso.
- Justificar promoções e aumentos salariais. As decisões sobre pessoas dependem do alinhamento cultural e comportamental do colaborador. Com equidade nas oportunidades, a avaliação pode ajudar na seleção e justificar a escolha entre um funcionário ou outro.
- Substituir os rankings. O ainda utilizado método de rankings pode ser discriminatório e desmotivador. Já a Avaliação de Desempenho faz um comparativo histórico de cada colaborador, motivando-o a evoluir dentro de sua própria performance, e não comparado aos demais.
- Atuação estratégica do RH. O novo comportamento esperado do setor de gestão de pessoas é ser mais objetivo e se basear em fatos e dados concretos. A Avaliação de desempenho proporciona ao RH o conhecimento sobre a organização e seus colaboradores para direcionar os esforços e tomar decisões assertivas.
- Retenção de talentos. A avaliação também pode ser utilizada para criar planos de metas, com calendários de Treinamento e Desenvolvimento (T&D) e campanhas para reter talentos.
A Avaliação de Desempenho deve ser orientada para o futuro e desenvolver todo o potencial humano da empresa. É uma excelente ferramenta para aumentar a produtividade e os resultados, otimizar a qualidade do trabalho e promover a qualidade de vida dentro das organizações.
Agora que você já conhece a importância da Avaliação de Desempenho e os seus objetivos, entre em contato com a Upbrain se precisar de ajuda para colocar em prática esta importante ferramenta de gestão de pessoas na sua empresa.
Texto Fabiola Iunck para UpBrain
Imagem Foto de Anthony Shkraba no Pexels