Edtech: Inovação no ramo educacional

Edtech: Inovação no ramo educacional

Educação e tecnologia. A junção dessas palavras deu origem à Edtech, conceito atribuído a uma empresa nova, que incorpora as inovações tecnológicas para potencializar os métodos de aprendizagem.

As Edtechs são novos modelos de abordar o ensino e as ações de treinamento das instituições, através de produtos, softwares, plataformas de educação digital, aplicativos e ferramentas que aplicam conceitos como realidade virtual, inteligência artificial e gamificação.

O mercado das Edtechs

Em 2019, o mercado global das Edtechs foi avaliado em cerca de US$ 186 bilhões e, até 2025, pode alcançar US$ 368 bilhões. Esses números já levam em conta os impactos da pandemia da Covid-19, que imprimiu uma nova dinâmica à educação no mundo.

O relatório EdTechXGlobal mostra que as Edtechs voltadas tanto à educação básica quanto ao treinamento corporativo crescem 17% ao ano no mundo. O movimento é ainda mais promissor no contexto da pandemia, pois houve uma mudança no modo como a tecnologia é utilizada no ensino à distância.

Um dado interessante é que a maioria dessas empresas são B2B: vendem ou prestam serviços para outras empresas. As Edtechs são tão promissoras que gigantes da tecnologia, como a Microsoft e o Google, não param de investir nelas.

Edtechs no Brasil

O mercado brasileiro de Edtechs também está em evidência. As empresas que trabalham com educação ou algum método de aprendizagem se diferenciam de outros segmentos do mercado, já que elas têm forte responsabilidade social e geram impactos significativos na sociedade.

Em 2019, havia mais de 400 startups relacionadas com algum processo educativo, a maioria voltada para ferramentas utilizadas nas instituições, tanto para a gestão quanto para as utilizadas em sala de aula.

Dentre as dez principais EdTechs do Brasil, três são plataformas para a área da educação e mais de 60% estão localizadas na região sudeste. Essas soluções podem ser utilizadas desde a educação básica até a superior, além de serem muito promissoras também na educação corporativa.

As empresas podem implementar as Edtechs em capacitações de colaboradores, treinamentos em geral e simulações que favorecem muito os resultados no desenvolvimento das equipes e trazem bastante engajamento, retenção de talentos e o aumento da produtividade.

Por que as Edtechs inovam tanto o ramo educacional?

As Edtechs contribuem de diversas formas para o processo de aprendizagem. Professores e educadores podem tornar a dinâmica das aulas mais atrativa para que seus alunos se engajem mais.

Conheça algumas inovações que as Edtechs proporcionam e que podem ser aplicadas em diferentes ramos da educação à distância e também na educação corporativa, no treinamento e desenvolvimento de pessoas.

Capacitação de professores e alunos

Por meio de iniciativas como a educação à distância, webinars e podcasts, as Edtechs tornaram possível a formação contínua do profissional de educação, mantendo-o atualizado e em contato com métodos de ensino bem-sucedidos.

A capacitação dos professores também pode incentivar a capacitação dos seus alunos, que podem acessar novos recursos complementares aos conteúdos aprendidos em aula.

Acompanhamento do progresso pedagógico

As Edtechs oferecem recursos que facilitam o acompanhamento do progresso pedagógico. Em algumas plataformas de ensino, por exemplo, os acertos e erros dos alunos nas atividades online são classificados e os resultados computados.

Com os relatórios, o professor visualiza o desempenho individual e coletivo dos alunos e, assim, pode identificar lacunas de aprendizagem e planejar intervenções adequadas para solucioná-las.

Individualização do ensino

Com as Edtechs, o aluno se torna mais ativo na busca pelo conhecimento. Isso porque os recursos atrativos possibilitam o progresso em um ritmo individual, de acordo com o perfil e as necessidades de cada um.

Nas plataformas adaptativas, o software identifica o que o aluno sabe e quais são suas dificuldades. A partir daí, ele propõe uma trilha de aprendizagem específica àquele aluno, com conteúdos e atividades compatíveis com seu nível de conhecimento e seu domínio do conteúdo.

Criação de novos recursos didáticos

A tecnologia na educação torna as aulas muito mais atrativas, dinâmicas e divertidas, facilitando diversas experiências para obter conhecimento sobre produtos, lugares e sensações.

Como exemplo, temos os jogos, modelos 3D e simulações que usam a Realidade Virtual (RV) e a Realidade Aumentada (RA) para explicar aquilo que é impossível de ser visto a olho nu ou que esteja a quilômetros de distância.

A gamificação é uma estratégia forte das Edtechs, pois torna a capacitação mais lúdica e resulta em maiores índices de retenção do conhecimento. Ela traz elementos dos jogos para tornar os processos pedagógicos mais imersivos e motivadores, como os rankings, os badges e as listas de eventos.

As Edtechs utilizam o poder da tecnologia para inovar o processo de aprendizagem. O ramo educacional ainda vai ter muitas mudanças com as Edtechs, como a otimização do tempo e do custo com a gestão e a aplicação dos conteúdos.

Portanto, são diversas vantagens que já estão causando muitas mudanças e melhores resultados na educação com as Edtechs. Uma estratégia interessante, com muitas possibilidades e espaço para novas ideias.

Invista em soluções personalizadas e tenha sempre a tecnologia ao seu lado para potencializar o ensino e o relacionamento da sua instituição com o público. Entre em contato para saber como alcançar resultados promissores.

Texto por Fabiola Iunck

Foto de Julia M Cameron no Pexels