Conheça cinco importantes indicadores de desempenho de RH

Conheça cinco importantes indicadores de desempenho de RH

Os indicadores de desempenho de recursos humanos são uma ótima ferramenta para que os profissionais da área possam tomar decisões de maneira eficiente e estratégica, se baseando em dados reais.

Com essas métricas é possível saber desde o nível de satisfação dos funcionários até o turnover da empresa.

As métricas de desempenho também permitem que os responsáveis pelos times tenham dados concretos para dizer o quanto que o trabalho dos colaboradores está alinhado com os objetivos da organização.

Se você quer saber quais são os principais indicadores de desempenho que você pode considerar utilizar na sua empresa, continue lendo!

O que são os indicadores de gestão?

Dentro de uma empresa, um indicador de gestão é uma métrica quantificável que mostra quão bem ela está atingindo seus objetivos e metas.

Independente da métrica utilizada, é imprescindível que as metas que a sua companhia deseja alcançar esteja alinhado com a estratégia dos respectivos departamentos.

Se você, por exemplo, quer oferecer um serviço de atendimento ao cliente de qualidade, é possível medir a quantidade de pessoas que aprovaram ou não o serviço oferecido a elas durante o contato com a empresa. Com esse monitoramento, é mais fácil saber se está conseguindo atingir seu objetivo.

Quais indicadores posso utilizar na minha empresa?

Turnover

O turnover é um dos indicadores de desempenho mais conhecidos e relevantes para a área de recursos humanos. Quando ele é alto, significa que a empresa está perdendo não apenas pessoas, como também tempo e dinheiro. Veja como calcular:

Turnover = Número de funcionários que saíram da empresa / número total de funcionários x 100

Geralmente, o cálculo é feito com base em um ano de atividade. O valor ideal vai variar de acordo com o segmento de cada empresa, mas o aconselhável é que ele fique em torno de 5%.

Esse indicador também ilustra questões como a satisfação de colaboradores e a capacidade de retenção de talentos que a empresa possui.

Taxa de retenção

Já o indicador de retenção de funcionários ajuda a saber mais sobre a qualidade da estratégia adotada pela empresa. Quanto mais alta for a taxa de retenção de talentos dentro do ambiente corporativo, melhor a qualidade da estratégia adotada.

Produtividade

O colaborador chega todos os dias às 9h e vai embora às 17h, porém, qual o nível de produtividade dele – ou de sua equipe – ao longo do dia? Para calcular de forma eficiente a produtividade, é necessário prestar atenção em três pontos: o tempo, a qualidade e os custos do funcionário. Com esse indicador, é possível mensurar se ele ou sua equipe está entregando resultados de qualidade no tempo e com os gastos adequados.

Tempo médio para produtividade

Com esse indicador, é possível saber o número médio de dias até que o funcionário se adequa dentro do ambiente corporativo. Ele é calculado levando em consideração o número de dias entre a data de início do novo colaborador e o ponto em que ele alcança a produtividade satisfatória.

Essa métrica é um indicador vital do desempenho do seu programa de integração. Além disso, os resultados podem ser uma indicação da qualidade de seu processo de recrutamento e do calibre dos candidatos que você está atraindo.

Treinamento

Treinamentos corporativos são um investimento que traz muitos benefícios para a empresa, assim como para os colaboradores. E apostar neles também acaba sendo um investimento em indicadores de desempenho, pois para que um treinamento seja implementado, é importante entender as necessidades de ambos.

Esse indicador é calculado pela divisão do total gasto em treinamento pelo número de funcionários da empresa. Por isso, as plataformas EAD podem ser de grande valia.

Elas não apenas permitem que o treinamento seja realizado no horário e local mais adequado para o colaborador, como também faz com que o gerente ou responsável consiga acompanhar o desenvolvimento dos funcionários durante o treinamento e saber se todos estão realizando as atividades solicitadas.

Sem contar que os treinamentos EAD diminuem a quantidade de gastos da empresa. Com o uso de uma plataforma online, também há a possibilidade de descobrir quais conteúdos tem mais engajamento entre os usuários, são mais acessados ou não estão sendo bem aceitos.

Este acompanhamento é importante também para fazer a gestão das competências que estão sendo desenvolvidas por cada um dos colaboradores, além da gestão do conhecimento interno da empresa.

Agora que você aprendeu sobre alguns importantes indicadores de desempenho de RH, basta avaliar quais que melhor se encaixam no perfil da sua empresa.

Boa sorte!