O que é engajamento profissional e o que ele impacta no seu negócio
Engajamento profissional é o comportamento dos funcionários, que identificam nos objetivos da empresa uma correlação com seus próprios objetivos e, por isso, se dedicam fortemente à organização onde trabalham e têm um grande comprometimento para atingir metas e objetivos.
Mas, por que é importante o engajamento da equipe? Diversas pesquisas comprovam que colaboradores bem engajados influenciam de maneira direta e positiva diversos aspectos do trabalho: melhora a propagação da cultura e da comunicação da empresa e a torna mais produtiva e lucrativa.
O profissional engajado é comprometido não só com a sua função é o trabalho em si, mas com tudo o que envolve a empresa: os projetos, as metas, as conquistas, os colegas e os líderes.
Ter um profissional engajado significa que a sua empresa tem em seu quadro uma pessoa dedicada, proativa e com objetivos constantes de obter os melhores resultados e colaborar sempre com o sucesso da corporação.
O engajamento profissional é fundamental para o sucesso de toda empresa e está diretamente relacionado com a motivação. Por isso, um funcionário engajado precisa estar constantemente motivado.
Como anda o engajamento dos colaboradores?
Um estudo de engajamento de funcionários da Gallup em 142 países, apresentado no relatório State of the Global Workplace, contém notícias relativamente boas para o Brasil.
Entre brasileiros que trabalham para um empregador, 27% são engajados ou altamente produtivos e comprometidos em prover valor para suas empresas, enquanto que somente 12% são desengajados e susceptíveis a espalhar negatividade a respeito de sua organização entre colegas de trabalho. (www.gallup.com)
Engajamento nos treinamentos
As ações de treinamento e desenvolvimento de pessoas são cada vez mais valorizadas nas empresas. Colaboradores constantemente preparados para os desafios do mundo corporativo se sentem mais felizes e motivados no dia a dia e também em momentos de crise.
Mas é importante estar consciente de que felicidade no ambiente de trabalho não é o mesmo que engajamento profissional. Um funcionário engajado quase sempre está feliz no trabalho, mas nem todo funcionário feliz é engajado.
Pensando assim, as empresas tentam promover um ambiente de trabalho mais agradável e oferecer mais benefícios aos empregados, mas isso não necessariamente levará a mais engajamento profissional.
Essas motivações podem ser trabalhadas nos treinamento da empresa, com o desenvolvimento de habilidades e competências que ajudarão o colaborador a alinhar a sua rotina de trabalho com os objetivos da empresa.
É importante que o colaborador sinta que na empresa pode realizar seus próprios objetivos de vida. Então, sua empresa deve desenvolver ações práticas e políticas internas que evidenciem isso claramente e mantenha o profissional sempre engajado com o negócio.
O que minha empresa perde se não houver engajamento?
Muitas empresas sofrem hoje com a falta de engajamento dos seus funcionários. Se a equipe não está alinhada e engajada, a empresa pode perder oportunidades de crescimento, mais qualidade e agilidade do trabalho.
A falta de engajamento no ambiente de trabalho pode acarretar em vários problemas para a sua empresa. Confira a seguir o que sua empresa perde se não tem uma equipe engajada.
Queda na produtividade
Colaboradores que não estiverem engajados não vão manter um bom ritmo de produtividade, nem tampouco melhorar os resultados. As empresas precisam, então, engajar suas equipes para que produzam com qualidade, sempre mais e melhor.
Desmotivação
A falta de engajamento e alinhamento com a empresa gera desmotivação da equipe. E funcionários desmotivados certamente colaboraram pouco no ambiente de trabalho. Com isso, sua empresa perde qualidade e possibilidade de ter soluções criativas e ideias inovadoras.
Alta rotatividade
Se sua empresa está com problemas com rotatividade de funcionários, provavelmente isso é consequência da falta de engajamento do pessoal. Profissionais que não se sentem conectados com os objetivos da empresa não terão motivos para continuarem no trabalho.
Além disso, a rotatividade gera a necessidade de realização de novos processos de contratação, com atividades de treinamento e desenvolvimento que demandam custo, tempo e energia de toda a empresa.
Ausências frequentes
É muito comum que funcionários não engajados tenham faltas no trabalho com bastante frequência. E o pior: eles nem se sentem mal por isso, pois não gostam do ambiente onde trabalham e estão há tempos desengajados.
Problemas de relacionamento
Colaboradores engajados são mais abertos a ouvir críticas, pensar em soluções para consertar os problemas e aceitar novas ideias. Mas infelizmente a recíproca também é verdadeira.
A falta de engajamento gera pessoas mais difíceis de lidar, frequentemente mais resistentes às críticas e às mudanças necessárias na empresa. E funcionários pouco maleáveis comprometem o progresso da empresa e até mesmo de outros à sua volta.
Baixa qualidade
Sabemos que toda empresa deve oferecer produtos e serviços de qualidade, além de um ótimo atendimento ao cliente. E isso só é possível com profissionais altamente qualificados na empresa.
Mas até mesmo excelentes funcionários podem falhar em determinados momentos, se a empresa não trabalha com afinco o engajamento constante de seu time.
O engajamento é fundamental para o crescimento da sua empresa. Funcionários felizes significam clientes felizes.
Então, não se esqueça disso: colaboradores engajados oferecem bons produtos e serviços aos seus clientes.
Engaje sua equipe com a empresa e com seu sistema de treinamento. Nós podemos te ajudar com isso.
Texto por Fabiola Iunck
Foto por Austin Distel – Unsplash