KPI e OKR: conheça as ferramentas que podem ajudar sua empresa ir além
Todo começo de ano pegamos papel e caneta e começamos a refletir: o que quero fazer nos próximos meses? Até o final do ano, quais metas espero alcançar?
E na sua empresa, você já pensou em quais metas e resultados espera alcançar? São elas que vão indicar para os seus colaboradores onde você espera chegar com a equipe e como cada pessoa deve contribuir. Mas como definir essas metas?
Com a maior complexidade das organizações, da relação com o próprio mercado e com o público, surgiram ferramentas de gestão como os KPIs e os OKRs para ajudar a definir e acompanhar os indicadores de sucesso de um negócio.
Continue lendo para saber mais sobre essas duas ferramentas e a importância delas para que o negócio alcance os melhores resultados possíveis.
O que significa KPI e OKR?
O KPI (Key Performance Indicator ou, traduzindo, Indicador Chave de Performance) é uma ferramenta de gestão que auxilia a empresa a escolher os identificadores que devem ser prioridade para acompanhamento contínuo e que servem para que os gestores vejam como os processos internos estão desempenhando.
Entre os tipos de indicadores que podem ser utilizados pelas empresas estão os de produtividade, qualidade, capacidade e estratégia. Por serem essenciais para mostrar a influência das ações no negócio, a empresa deve definir seus KPIs de maneira cuidadosa e estratégica.
O assessor de planejamento e gestão e professor Marcelo Silveira exemplifica algumas características que um bom KPI deve possuir:
- Refletir os objetivos da organização como um todo
- Possibilitar à direção tomar decisões de caráter estratégico
- Ser altamente aderente ao negócio da empresa
- Ser relevante em todos os níveis da organização
- Ter como base dados confiáveis e mensuráveis
- Ser de fácil compreensão
- Ter um responsável comprometido com o resultado
Já o OKR (Objective and Key Results ou Objetivos e Resultados Chaves) é uma metodologia para ter uma gestão ágil de desempenho. OKRs definem critérios de sucesso mensuráveis para a empresa dentro de um período específico de tempo, ajudando a medir o sucesso da instituição.
Dentro dos OKRs estão os KPIs que a empresa deseja melhorar, mantendo os valores dos outros KPIs. Trata-se então de uma ferramenta de comunicação pois a organização e os times comunicam o que é prioridade e o que deve ser foco naquele período, ou seja, seus OKRs.
Para definir os OKRs, Marcelo sugere:
- Definir, no máximo, cinco objetivos por empresa, executivo, departamento, equipe e colaborador, com, no máximo, quatro resultados-chave com uma meta numérica a ser atingida
- Todos os objetivos e resultados-chave devem ser atingíveis em curtíssimo prazo (sugere-se três meses), para evitar perda de foco. É possível também trabalhar com objetivos de maior prazo, desde que possam ser quebrados em prazos curtíssimos
- Para garantir mais engajamento do colaborador, 60% dos objetivos devem ser definidos pelo nível hierárquico mais baixo. Considerando cinco, dois são determinados pelo líder imediato e os três restantes pelo próprio colaborador. Os objetivos da chefia garantem o direcionamento estratégico da empresa e os outros implicam em a sua contribuição direta para o negócio
- Como qualquer outra meta, os objetivos devem ser desafiadores para motivar o colaborador, mas não devem ser inexequíveis. Se for realmente importante, um objetivo não atingido (ou atingido parcialmente) pode (e deve) ser trabalhado no próximo ciclo (trimestre).
Quais as diferenças entre KPI e OKR?
Apesar de ambos terem o fator “chave” em seus nomes, as ferramentas possuem diferenças.
Os OKRs ajudarão a sua empresa a transformar o desejo em realidade, lhe auxiliando a subir de patamar. Ou seja, se você tem um sonho grande e inspirador, os OKRs lhe ajudarão a chegar lá.
Já o KPI possui como principal objetivo medir o sucesso, a quantidade ou a qualidade de um processo ou atividade em andamento. Eles medem processos ou atividades já em vigor.
Quer um exemplo? Imagine um carro que já possui um GSP interno. Enquanto o Waze (nesse exemplo, um OKR) te mostrará o melhor caminho que deve tomar para chegar no seu objetivo, o computador interno (KPI) te diz qual a autonomia e limitações tem para alcançar.
Apesar de serem diferentes, quando utilizadas em conjunto, as ferramentas se complementam no fortalecimento da sua gestão contínua de desempenho.
Gostou das ferramentas? Planeja aplicá-las em sua empresa ou equipe? Não esqueça de deixar um comentário e boa sorte!