5 erros que você não deve cometer ao escolher uma plataforma EAD de treinamento corporativo
Treinamento corporativo online é uma tendência cada vez mais evidente dentro das corporações. Com perfil mais dinâmico e didático, o ensino à distância é valorizado e traz diversos benefícios para o desenvolvimento das equipes, independente do tamanho ou segmento da empresa.
Mas apesar de ser muito envolvente, a escolha de uma plataforma EAD demanda certos cuidados para evitar um conteúdo cansativo e que desmotive o colaborador a participar deste processo.
Consolide seu projeto de educação corporativa com planejamento, objetivos claros, método e formato de ensino, cronograma de atividades, tempo adequado de duração, orçamento necessário e mensuração de resultados.
Você tem o poder de transformar a experiência de aprendizagem EAD na sua empresa. Para isso, basta se atentar aos erros mais comuns de quem produz conteúdos online.
A seguir, confira os 5 principais erros que você não deve cometer em seu programa de treinamento corporativo online.
1. Considerar que todos os funcionários são iguais
Cada profissional tem suas preferências de formato de ensino, metas definidas, ritmo de aprendizado e absorve informações de maneira diferente.
Por isso, os funcionários não podem ser tratados da mesma forma durante uma capacitação online. As organizações devem adotar variados tipos de treinamento, que possibilitem a personalização dessa experiência nas plataformas EAD.
Além disso, é necessário oferecer um suporte diferente para cada pessoa, considerando o ritmo de cada um. Descubra as necessidades e objetivos pessoais de cada colaborador para oferecer conteúdos adequados.
2. Trabalhar com excesso de informações
Em um treinamento online, os funcionários precisam receber as informações vitais para seguir em frente com suas atividades. Nesse sentido, cursos de treinamento muito longos podem frustrar suas expectativas e prejudicar a assimilação do conteúdo.
A dica para evitar sobrecarga é quebrar os conteúdos mais extensos em módulos de aprendizado ou aulas menores, reduzindo o que é apresentado em cada etapa. Sendo objetivo, curto e conciso, fica mais fácil alcançar seu público-alvo.
Você pode, por exemplo, iniciar com a apresentação dos conceitos gerais, depois introduzir apresentações em vídeo, destinar momentos para tirar dúvidas, uma necessária pausa para descanso e finalizar com atividades práticas.
3. Oferecer conteúdos e design pouco atraentes
Um dos erros mais corriqueiros em treinamentos corporativos é disponibilizar conteúdos e design pouco motivadores. Veja alguns pontos que podem comprometer o design e tirar o foco e a atenção dos participantes:
- Fontes pequenas ou com muito detalhe;
- Cores que dificultam a leitura ou cansam a visão;
- Fluxo confuso de apresentação das informações;
- Animações exageradas;
- Imagens e vídeos com baixa qualidade;
- Áudios com ruídos;
- Layout sem padrão;
- Textos muito extensos.
Lembre-se: na escolha da plataforma EAD, é importante avaliar a usabilidade do sistema, para que seja intuitivo e fácil de usar, evitando que seus funcionários relutem em aproveitá-lo.
4. Ignorar a tecnologia e não inovar
Para ter sucesso nos seus treinamentos online, você precisa estar sempre se reinventando e inovando nos conteúdos. Procure sempre trabalhar com conteúdos interessantes nas videoaulas e utilizar materiais complementares para estimular a capacidade de aprendizagem dos seus funcionários.
As inovações podem também caminhar juntas com a tecnologia nos treinamentos online. O ideal é promover o equilíbrio entre novos tipos de treinamento corporativo e tecnologias que possam aperfeiçoar o ensino na sua empresa.
Dessa forma, você consegue criar uma cultura de aprendizado contínuo de seus profissionais, uma das principais tendências do mercado atual. E para incrementar os resultados de sua estratégia de ensino corporativo, abuse de uma plataforma EAD.
Faça, então, a escolha certa de uma plataforma EAD que possa te possibilitar soluções de um ambiente completo para a criação e a implementação dos treinamentos realizados de forma remota e digital na sua empresa.
Você pode atrair a atenção dos seus colaboradores e aumentar o valor de entretenimento de seu treinamento online para torná-lo até mais divertido com interatividade de conteúdo, como:
- apresentações multimídia;
- cenários desafiadores;
- músicas;
- podcasts;
- simulações;
- jogos e vídeos e-learning;
- outras atividades online baseadas no mundo real.
5. Não mensurar os resultados e não agregar valor
Por último e não menos importante, um erro bastante comum cometido por muitas empresas é a falta de mensuração dos resultados de cada treinamento online realizado.
Todo treinamento precisa agregar conhecimentos aos seus funcionários, para que eles possam aplicá-los com eficiência na execução de seu trabalho. E nas plataformas EAD, isso não deve ser diferente.
Além de um conteúdo bastante consistente e interessante, tente sempre incluir nos treinamentos alguns exercícios e avaliações obrigatórias capazes de testar o aprendizado adquirido pelos colaboradores participantes.
Por isso, ao planejar seus treinamentos corporativos, é muito importante definir quais serão os indicadores de desempenho, definindo exatamente como medir o sucesso de cada capacitação concluída.
Se você não fizer as avaliações constantes e não acompanhar as métricas, não tem como ficar sabendo se o investimento feito no treinamento valeu ou não a pena. E mais: sem medir os resultados, você não sabe se há e quais são os pontos que devem ser melhorados nos próximos treinamentos da empresa.
Quando investimentos são feitos no desenvolvimento da equipe, você garante muitos benefícios para sua empresa, com resultados otimizados e eficiência aumentada.
E agora que você já sabe quais são os erros que comprometem o resultado de uma capacitação online, já pode planejar e adotar uma plataforma EAD que siga as novas tendências dos treinamentos corporativos.
Texto por Fabiola Iunck
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